Escola de Formação das Juventudes Pe. Antônio Henrique

“Animar a articulação, organização e planejamento do trabalho com a juventude de nossa Arquidiocese em perspectiva evangelizadora, pastoral e missionária para incidir num processo de formação integral em vista do Reino de Deus, no seguimento de Jesus de Nazaré para contribuir em prol de uma sociedade pautada na civilização do AMOR”.

Assim começa a descrição da missão da CAP JUVENTUDE no Plano de Evangelização das Juventudes (2020-2024).

Atentos a isso a CAP JUVENTUDE, junto com vários parceiros, propõe a Escola de Formação das Juventudes Pe. Antônio Henrique. Projeto pensando e sonhado pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Juventudes em vista da Formação Integral dos/as jovens dos grupos, expressões, comunidades, paróquias do território arquidiocesano de Olinda e Recife.

Atendendo o desejo das juventudes da Arquidiocese, em vista da formação, a CAP Juventudes convocou algumas CAPs e organizações parceiras para projetar a Escola de Formação das Juventudes. No ano de 2017, juntamente com a CAP Animação Bíblia, as Irmãs Paulinas, o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), os Oblatos de Maria Imaculada (OMI), os Salesianos e as Doroteas nasceu o projeto da Escola de Formação das Juventudes Pe. Antônio Henrique.  No mesmo ano, a proposta foi apresentada e aprovada pelas lideranças jovens em Assembleia Arquidiocesana das Juventudes.

Em 2018, aconteceu a primeira edição da Escola de Formação das Juventudes. A Escola, foi composta por 04 eixos (módulos) formativos, sendo:

1. Bíblia e Hermenêuticas Juvenis;
  2. Juventudes no Magistério da Igreja;
  3. Juventudes e Ação Social Transformadora;
  4. Capacitação de Lideranças Juvenis.

Os módulos, teve duração de dois anos (2018-2019), sendo trabalhado 02 módulos a cada ano.

Em dezembro de 2019, em Assembleia das Juventudes, a CAP Juventudes, juntamente com as lideranças juvenis, avalia a Escola de Formação e aprova a realização de sua segunda edição. Realizada nos anos de 2020/2021, a 2ª edição, continuava a proposta da primeira: os mesmos eixos/módulos formativos com pequenas modificações, como o acréscimo do estudo da Exortação Apostólica Cristo Vive e o documento 105 no módulo II e a Laudato Si e Querida Amazônia no módulo III.

Conforme a 1ª edição, a segunda aconteceria em formato presencial com encontros um sábado de cada mês no Auditório da Cúria Metropolitana (ou outro local previamente informado). Mas, devido a pandemia da Covid-19, a CAP Juventudes e a Equipe Pedagógica, precisou se reinventar, mudando as aulas para o formato remoto. Desde o primeiro módulo, a partir do segundo encontro, a 2ª Edição da Escola de Formação das Juventudes aconteceu de forma remota, com encontros gravados, em 02 encontros mensais no horário da noite. utlizando a plataforma do Google Meet. As aulas remotas, permitiram a participação de alunos/as e assessores/as de todo o Brasil.

Em 2021 em a Assembleia das Juventudes, mais uma vez, a Escola de Formação foi avaliada e aprovada para sua 3ª edição, a realizar-se nos anos de 2022-2023, sendo dessa vez de forma presencial.

Devido a Pandemia da Covid-19, a Equipe Pedagógica definiu por realizar o primeiro módulo desta 3ª edição de forma remota. E a partir da realidade apresentada mais a frente, realizar os próximos módulos no formato híbrido, permitindo a participação de alunos/as e assessores/as de todo o Brasil.